sábado, 7 de agosto de 2010

Orixá Nanã Burukê - A nossa avó querida


Passado algum tempo, resolvi escrever sobre essa orixá que tanto me ajuda e me guia.
Quem tem sabe a confiança que Nanã passa para aqueles que protege. Para mim, é uma honra ter ela cuidando de minha coroa.

Bem, antes de falar o que todo mundo quer saber, é legal falar da história de Nanã.

Nanã era originalmente um Vodum (Equivalente a orixá) da nação jeje e que foi incorporado aos cultos de Candomblé de Ketu. Ela é considerada por todos os adeptos do Culto Vodun como a grande Mãe Universal, pórem, como Orixá de candomblé ela é encarregada pelos dominios das chuvas, águas paradas, mangue, pântano, terra molhada e lama. Diz as lendas que Nanã é a mãe de Obaluaê, Ossain, Oxumarê e Ewá, e é comum uma filha de Nanã possuir algum desses orixás como Contra-Juntó.

Vale ressaltar também que dentro dos terreiros de candomblé, os rituais que envolvem Nanã, não costumam utilizar o ferro. Ela prefere o barro e aprecia muito quando suas obrigações envolvem este elemento. Diz a lenda que isso se deve ao fato de nanã e ogum não se darem muito bem, mas não gosto de acreditar nisso. Acho que está mais relacionado ao fato de que o culto de nanã, é tão antigo que chegar a anteceder a descoberta do ferro. Suas oferendas podem ser relacionadas ao tipo de comida que os Idosos preferem: Grãos, Mingau, e alimentos moles. Dou um ênfase no meu favorito: O Mugunzá

Nanã tem como saudação o sonoro Salúba, e tem como ferramenta o seu Ibirí. ( Um chicote feito com palha da costa e ornamentado com búzios, muito semelhante ao Xaxará de Obaluaiê.) No candomblé sua cor principal é o lilás(Variando a tonalidade de acordo com a qualidade de nanã) e na Umbanda é o azul claro e branco, justamente por ela estar incluída dentro da linha de vibração de Iemanjá. Suas guias normalmente são imantadas com água do pântano ou água da chuva, por estas normalmente já possuirem o axé de nanã.


É legal diferenciar a atuação de Nanã dentro da umbanda, pois nela, é muito dificil Nanã dar filiação, já que não trabalha com uma linha própria (Assim como Ossain, Oxumarê, e outros...) Ela trabalha na vibração da transformação e da renovação e na linha de Saint-Germain (São José) e é sincretizada como Nossa senhora Sant'anna por esta também ser a avó de jesus. Além disso, seu dia é 26 de Julho, e nesse dia costuma-se festejar muito em homenagem a nossa querida avó, que tanto nos ajuda!

Salúba Nanã Burukê!